Psicologia das Emoções

 

A Psicologia das emoções consiste no estudo científico das emoções.
Uma emoção é um estado mental e fisiológico associado a uma ampla variedade de sentimentos, pensamentos e comportamentos. Trata-se de um primeiro factor determinante do sentimento de bem-estar subjectivo e parece desempenhar um papel central em muitas actividades humanas.
Resultado desta importância, o tema foi explorado em muitas, se não a totalidade das ciências humanas e artes. Existe, contudo, muita controvérsia sobre como as emoções são definidos e classificadas.
A palavra “emoção” derivado do latim emovere, onde e-(variante de ex-) significa “para fora” e movere significa “passar”. O termo relacionado “motivação” também é derivado de movere.
Muitos pesquisadores distinguem sentimento de emoção, onde sentimento refere-se à experiência subjectiva da emoção. Alguns acreditam que emoções pode ocorrer inconscientemente, e, portanto, que a emoção é um fenómeno mais geral do que a sua sensação subjectiva
Uma segunda distinção incide sobre a diferença entre a emoção e a causa da emoção. Alguns teóricos argumentam que pelo menos algumas emoções podem ser causadas sem qualquer pensamento ou “actividade cognitiva”. Eles apontam para reacções imediatas (por exemplo, Ledoux 1996). Existe debate sobre esta questão, especialmente entre teóricos “cognitivos” e teóricos “não-cognitivos”.
Tem havido uma tendência para dividir emoções em categorias básicas e complexas, em que algumas emoções são consideradas fundamentais (por exemplo, Ekman). A este respeito, as emoções complexas podem ser consideradas como desenvolvimentos das básicas. Esse desenvolvimento pode ocorrer devido ao condicionamento cultural ou associação. De certa forma similar a combinar cores primárias.


Alguns teóricos notáveis das emoções:
* Magda Arnold
* Lisa Feldman Barrett
* Antonio Damasio
* Paul Ekman
* Barbara Fredrickson
* Nico Frijda
* Peter Goldie
* William James
* Carl Lange
* Richard Lazarus
* Joseph Ledoux
* Jesse Prinz
* Robert Plutchik
* Klaus Scherer
* Robert Solomon
* Ronald de Sousa
* Robert Zajonc